Encontro Nacional em Brasília reafirma o compromisso com a defesa da profissão

Entre os dias 07 a 10 de setembro ocorreu em Brasília (DF), o 46° Encontro Nacional do conjunto CFESS/CRESS. O evento contou com a participação de aproximadamente 350 pessoas, entre delegados/as assistentes sociais de todo o Brasil, delegados/as das novas gestões dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal, além de observadores/as, convidados/as e trabalhadores/as dos conselhos.

Com o tema Vamos, Levante e Lute (referência à musica Lute, de Edson Gomes), o encontro debateu a conjuntura nacional, o papel do Conjunto CFESS-CRESS, bem como, o plano de ações para os próximos anos, as defesas da profissão de assistente social e os eventos nacionais que ocorrerão até o fim das gestões atuais (2017-2020).

Durante o encontro foram muitos os debates sobre os eixos temáticos que envolvem o planejamento do conjunto, aprovados, posteriormente, no domingo (10), durante plenária final. Além do planejamento dos eixos e da aprovação dos instrumentais de Fiscalização, foi aprovada a Campanha de Gestão 2017-2020 que terá a temática Assistentes sociais no combate ao racismo, a carta de Brasília, documento que  representa o posicionamento do Serviço Social sobre a conjuntura brasileira além das moções e cartas de apoio dos CRESS de diversas regiões. Pelo estado de São Paulo, duas moções foram aprovadas, sendo uma referente à homologação do concurso público municipal em São José do Rio Preto e outra referente às ações em curso na região denominada “cracolândia”, no centro da capital.

Fonte: CFESS