Dia de Luta contra os desmontes do Serviço Social e da Reabilitação Profissional

Colaboração: Vera Lucia Iha e Andresa Lopes dos Santos

Na manhã do dia 05 de maio, dezenas de trabalhadores do Serviço Social e da Reabilitação Profissional, realizaram um ato na Superintendência do INSS, em protesto ao processo de desmontes dos respectivos serviços da autarquia.

O ato contou com o apoio do Sinsprev e foi marcado por falas e panfletagens dos servidores contra a Reforma da IMG-20170510-WA0010Previdência, bem como o repúdio às medidas regressivas dos direitos das/os trabalhadoras/es, como a Lei da Terceirização e a Reforma Trabalhista.

Foi protocolado ofício com o rol de reivindicações do movimento, cujo documento foi entregue em mãos do superintendente do INSS  José Carlos Oliveira. Na ocasião, os servidores também realizaram explanações sobre as pautas.

O movimento contou com o apoio de representantes dos conselhos de classe profissional CREFITO e pelo CRESS/SP, representado pelo conselheiro Julio Cezar Andrade.

Segundo a assistente social Vera Lucia Iha “o movimento do Serviço Social e da Reabilitação Profissional do INSS, possui importância social, pois surgiu da necessidade da defesa desses serviços, que são direitos da população previstos em lei. Tais serviços são prestados essencialmente aos trabalhadores de baixa renda, desempregados, doente e com algum grau de deficiência”.

Nesse mesmo dia, o CFESS se reuniu junto com o Fenasps em Brasília, para uma reunião com o MDSA e o INSS. Na pauta da reunião proposta pela Fenasps (Federação Nacional de Sindicato de Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Assistência Social), foram debatidos pontos como a recomposição imediata da Divisão de Serviço Social (DSS) do INSS; a implantação imediata do GT de Serviço Social; o fim das situações de desvio de função, do assédio moral e das perseguições aos trabalhadores e trabalhadoras dos serviços previdenciários: Serviço Social e Reabilitação Profissional, a defesa da previdência pública, dentre outras questões.

IMG-20170510-WA0011IMG-20170510-WA0024

Veja aqui a matéria realizada pelo CFESS

Confira o relatório da reunião da Comissão Nacional de Assistentes Sociais da Fenasps no MDSA