CRESS-SP repudia violência em ato político realizado no INSS contra assistentes sociais

O Conselho Regional de Serviço Social CRESS 9ª Região – São Paulo vem manifestar repúdio as agressões ocorridas contra Assistentes Sociais, dirigentes Sindicais e apoiadores/as no Ato Político realizado no dia 28 de Maio de 2018 na Direção Central do INSS em Brasília.

O Serviço Social do INSS realizou de 26 a 28 de maio o Encontro Nacional em defesa da Previdência Social e do Serviço Social do INSS em Brasília-DF, com apoio da FENASPS e do CFESS. O objetivo do Encontro foi debater e analisar a atual conjuntura de contrarreformas da Previdência Social e a tentativa de desmonte dos serviços previdenciários, entre eles o Serviço Social.

O Ato Político foi programado para a manhã do dia 28 de maio, com caráter pacífico e propósito de protestar contra as ingerências e interferências da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) na gestão pública, contra o desmonte e descaracterização do Serviço Social Previdenciário e da Reabilitação Social, assim como os ataques que os/as trabalhadores/as dos serviços previdenciários e assistenciais vem sofrendo. Infelizmente os/as assistentes sociais foram recebidos/as com agressões e foram impedidos/as de entrar no prédio da direção central do INSS. Essa ação truculenta foi registrada em fotos e vídeos feitos pelos/as manifestantes.

Registros feitos durante o ato ocorrido em Brasília.

Os/As manifestantes foram impedidos/as também de utilizarem os banheiros, e os seguranças foram orientados a retirarem suas identificações em determinada altura dos acontecimentos. Haviam alguns Assistentes Sociais que no início da manhã entraram no prédio, e tentavam neste ínterim negociar para que uma Comissão fosse recebida pela Presidente em exercício, Karina Argolo, também atual direção da DIRSAT (Diretoria da Saúde dos Trabalhadores), para entrega de pauta e negociação das quais a categoria vem aguardando posição desde janeiro de 2018 junto às entidades sindicais, o que foi atendido, contudo após a Comissão formada por diretores da FENASPS, representantes da Comissão Nacional de Assistentes Sociais da FENASPS e conselheiros do CFESS, a Presidente não compareceu à reunião acordada.

Vídeo disponibilizado pelo Brasil de Fato em seu canal no youtube.

O CRESS SP repudia o ocorrido com os/as assistentes sociais e os/as manifestantes que estavam lutando contra a derrubada de direitos da classe trabalhadora e pelo Serviço Social Previdenciário, enquanto um serviço e direito do cidadão. Reafirma as trilhas de luta junto ao SINSPREV-SP e demais companheiros/as em defesa da Previdência Social e do Serviço Social no INSS, exigindo apuração dos fatos.

Vejam outras reportagens: