CRESS-SP inaugura sua nova sede e mural inspirado na categoria profissional

Depois de anos de lutas e muitos desafios, CRESS-SP inaugurou oficialmente a sua nova Sede

Na tarde do dia 15/04, o Conselho Regional de Serviço Social – 9° Região, CRESS-SP, realizou a inauguração de sua nova sede, localizada no bairro da República, região central da cidade de São Paulo, no ano em completa 60 anos da primeira gestão empossada, em maio de 1963. O evento contou com membros da gestão atual e diretoras/es de gestões passadas, além de funcionárias/os que fizeram parte do longo processo para a concretização da nova sede.

O planejamento para a construção de uma nova sede começou na Gestão de 2002-2005. A ideia inicial, era de que o novo local seria na Vila Mariana, mas o processo não caminhou, como contou Terezinha Rodrigues, que fazia parte da então direção. Ela parabenizou todas/os que trabalharam pela conclusão do projeto, e se emocionou ao ver o prédio inaugurado: “Passa um filme pela cabeça”, finalizou.

Os desafios para encontrar uma nova Sede seguiram com o passar dos anos, até que em novembro de 2017, foi assinado o termo de compra e venda do novo edifício. Os dois anos seguintes foram de buscas por uma empresa especializada para realizar a obra e a construção só foi de fato iniciada em fevereiro de 2020, um mês antes de estourar a pandemia de COVID-19.
Nicole Barbosa Araujo, atual presidenta do CRESS-SP, afirmou que a pandemia trouxe inúmeras dificuldades, tanto de logística, quanto financeiras, ainda mais porque o prédio foi comprado por uma gestão, a obra iniciou em outra, e só foi possível ser concluída na atual. Agradeceu o empenho de todos que se esforçaram pelo projeto, e declarou  que a inauguração foi um sonho realizado. Disse que o espaço é mais amplo que o anterior, o que possibilita melhores condições de trabalho: Este prédio é resultado dos esforços dos funcionários, declarou a Presidenta.

A 2ª Tesoureira e integrante da Comissão de Patrimônio, Laressa de Lima Rocha, foi uma das que mais se emocionou ao falar. Também cumprimentou todas as pessoas envolvidas do projeto, e frisou os apertos que a Gestão passou por pegar a obra em andamento e em meio à pandemia, pois tiveram que entender as demandas rapidamente, mas que mesmo assim, buscaram seguir o projeto original à risca: A cada mês era uma surpresa diferente, revelou.

Patrícia Maria da Silva, 2ª Secretária da atual gestão, também se emocionou com a inauguração, apontou os desafios impostos pela pandemia e enfatizou que a gestão não poupou esforços para executar o projeto, mesmo que as relações humanas e interpessoais não pudessem se desenvolver como gostariam.

Kelly Rodrigues Melatti, ex-presidenta do CRESS-SP e atual conselheira do CFESS, esteve presente no evento, e destacou a beleza do prédio, elogiando o colorido das paredes. Desejou que o edifício traga alegrias aos assistentes sociais, unindo cada vez mais a categoria. Finalizou ressaltando a alegria por estar de volta para casa.

Claudio Bartolomeu Lopes, assistente social e ex-funcionário do Conselho, destacou que o CRESS-SP também teve preocupação com acessibilidade no local, que pode ser notada por todo o prédio, e afirmou que “Resistência é todo dia, e que ali é um espaço de Resistência”.

Após as falas de todos, foi inaugurado um placa no local, em agradecimento às antigas gestões que se empenharam em viabilizar a aquisição da nova sede. Foi chamado um representante de cada gestão para o momento simbólico de inauguração oficial.

Na sequência, foi feito um tour pelos andares do prédio para que as/os presentes pudessem conhecer os espaços finalizados. Ubiratan Dias, diretor estadual, que acompanhava as/os presentes, comentou que ainda faltam andares a serem finalizados. A próxima etapa será o início das obras do auditório do CRESS-SP, com capacidade para 100 pessoas e que terá  o nome em homenagem a Everaldo Becker, conselheiro estadual que faleceu em janeiro de 2019.

Novo mural

A recepção do CRESS-SP ganhou uma nova identidade por meio da artista Mari Lucio. O mural ilustrado traz como tema a diversidade e lutas sociais, com referências aos princípios éticos da profissão e à Bispo do Rosário.

O projeto foi realizado especialmente para o evento de inauguração e proporcionando acolhimento, além do entusiasmo a todas/os que frequentam diariamente o conselho.

Confira no vídeo de inauguração alguns momentos desse importante dia!