Assembleia Geral discute o monitoramento das ações e elege delegadas/os para os encontros Descentralizado Sudeste e Nacional

Após convocação da categoria, o CRESS-SP realizou a I Assembleia Geral Ordinária de 2018, no dia 9 de junho, na capital paulista. O evento, que contou com a participação de cerca de 170 profissionais, teve a programação dividida em várias etapas, conforme o edital de convocação.

A abertura aconteceu com a leitura e aprovação do Regimento da I Assembleia Geral Ordinária de 2018 do CRESS 9ª Região/SP e foi concedida a oportunidade para inclusão de novas pautas. Em seguida, a presidenta do CRESS-SP, Kelly Melatti, fez uma análise da atual conjuntura e teve sua fala aplaudida pelo público. Em seu discurso, Kelly ponderou que “dizer que nossa escolha é a resistência sem estar conectado com a ordem do dia no combate à exploração e dominação da classe trabalhadora não significa absolutamente nada, a não ser uma reprodução meramente burocrática daquilo que exige radicalidade, no termo marxiano da palavra. É preciso situar a resistência como possibilidade histórica! Se, por um lado, a conjuntura tem expressado verdadeiro cenário de derrota às lutas da classe trabalhadora, ela também, de forma contraditória, traz à cena mais possibilidades de luta, como foi o exemplo da greve dos/as servidores/as públicos municipais de São Paulo, que ao menos suspendeu o avanço da contrarreforma da previdência municipal, do então prefeito João Dória. Para apreender todo o significado da palavra de ordem “Nossa escolha é a Resistência” precisamos olhar para a realidade que nos cerca e desvelar, sem romantismos, o movimento da história. Resistência é lutar contra quem? Quem são os/as aliados/as? Coesão, consenso ou denúncia e coragem?”

A apresentação das contas do CRESS-SP no exercício 2017 e o monitoramento do cumprimento das deliberações do 46º Encontro Nacional foram os assuntos abordados na sequência e o CRESS-SP apresentou resultados positivos em nas duas situações, tendo participação da plenária quanto às deliberações e bandeira de luta frente o cenário vivido.

Um dos momentos mais relevantes da Assembleia foi a candidatura e eleição de delegados/as para os Encontros Descentralizado Sudeste e Nacional do Conjunto CFESS/CRESS de 2018. Os/as 19 candidatos/as inscritos/as defenderam suas candidaturas no microfone e, após a votação, foram eleitos 11 delegados/as que irão compor a delegação do CRESS-SP, que já conta com 11 membros da direção, somando 22 participantes.

Na última etapa da assembleia, foi feita a leitura e aprovação de todas as moções apresentadas, ao todo três moções que sintetizaram: o repúdio à decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo sobre o Depoimento Especial como atribuição de assistentes sociais e psicólogos; o pedido de convocação dos/as assistentes sociais e psicólogos aprovados/as no concurso do TJSP-2017 e; o repúdio ao projeto do Estatuto da Adoção, solicitando a retirada integral do PLS 394/2017. Foram repassados informes de interesse geral para a categoria e, por fim, houve o encerramento.

ESPAÇO CRIANÇA

Desde a primeira assembleia Geral, em junho de 2017, o Espaço Criança vem sendo ofertado com objetivo de realizar atividades recreacionais para que as/os assistentes sociais que estejam acompanhados de crianças, possam deixá-las em atividades de recreação enquanto participam da Assembleia.

Nessa primeira Assembleia de 2018, passaram pelo espaço durante todo o período da Assembleia 10 crianças que, além de brincar, puderam falar sobre o que acharam do local: “Muito legal”, “um lugar legal pra brincar”, “gostei muito” foram algumas das avaliações que apareceram.

Essa demanda antiga no conjunto e, no ano de 2014,  foi aprovada enquanto deliberação um estudo sobre a viabilidade de ter um local para crianças nos espaços deliberativos do conjunto. No caso da região Sudeste, o CRESS/RJ empreendeu esforços para um estudo preliminar, indicando a viabilidade desse espaço e, portanto, de cumprimento da deliberação da instância máxima do conjunto que é o Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS.